Buscar

Defesa pessoal ou Jiu-Jitsu ao alcance de todos, de Mitsuyo Maeda

Uma obra inédita no Brasil, do pioneiro do Jiu-Jitsu Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, o famoso lutador que ensinou Carlos Gracie e deu origem ao Jiu-Jitsu Brasileiro

Inédito em língua portuguesa, a Editora 93 traz ao público um importante registro da história das artes marciais modernas, o livro Defesa pessoal ou Jiu-Jitsu ao alcance de todos, de Mitsuyo Maeda (1878 – 1941), o famoso Conde Koma, lendário lutador japonês.


Conde Koma aprendeu o caminho suave na Kodokan, com um instrutor diretamente designado por Jigoro Kano, o criador do Judô. Obteve a faixa preta em 1889, e cinco anos depois, deixou o Japão para viajar pelo mundo demonstrando a eficiência do Judô e do Jiu-jitsu. Após viajar pela Europa, Estados Unidos e América Central, estabeleceu-se no Brasil em 1917, onde casou-se e ensinou os preceitos do "caminho suave".


Além de ser um dos primeiros a introduzir o Judô no Brasil, sua atuação como professor, na cidade de Belém do Pará, tendo como aluno Carlos Gracie, irmão de Hélio Gracie, lançou as sementes do que viria a ser o Jiu-jitsu Brasileiro.


Esse livro, escrito durante sua passagem por El Salvador em 1913, nos traz descrições e registros fotográficos de diversas técnicas: chaves, estrangulamentos, projeções e técnicas de defesa pessoal, além dos ensinamentos sobre hábitos saudáveis que ele preconizava.